Tratamento da Água

O tratamento da água de abastecimento pode ser definido como o conjunto de processos e operações realizados com a finalidade de adequar as características físico-químicas e biológicas da água bruta, isto é, como é encontrada no curso d'água, com padrão organolepticamente agradável e que não ofereça riscos a saúde humana. O tratamento da água no município de Nova Xavantina é realizado por meio dos seguintes processos:

Manancial Superficial - Abastecedor: é a fonte de onde se retira água com condições sanitárias adequadas e vazão suficiente para atender a demanda.

Captação: é um conjunto de equipamentos e instalação utilizados para retirada da água do manancial, com a finalidade de lançá-lo no sistema de abastecimento público.

A Setae realiza a captação da água no Rio das Mortes através do dispositivo: Flutuador composto por conjunto Moto Bomba e ancoragem;

Adutora: é uma tubulação que transporta água bruta captada no Rio até a Estação de Tratamento de Água (ETA), no entanto a água que é captada desse manancial passa por três ETAs, sendo 2 com capacidade de 25 L/s (vinte cinco litros por segundo), ou seja, igual a180 m³/h (cento e oitenta metros cúbicos por hora), e outra com capacidade de 33 L/s (trinta e três litros por segundo).

O Tratamento da água passa por quatro processos distintos:

Floculação

É o processo onde a água recebe um coagulante com uma substância química chamada de sulfato de alumínio. Este produto faz com que as impurezas se aglutinem formando flocos para serem facilmente removidos.

Decantação

Na Decantação/Sedimentação os flocos do coagulante que já clarificaram a água pelos processos ocorridos no floculador, irão nessa fase ser removidos da água por sedimentação. Com a ação da gravidade, os flocos se fixam no fundo dos tanques conhecidos como decantadores.

Filtração

Nesta fase, a água passa por várias camadas filtrantes onde ocorre a retenção dos flocos menores que não ficaram na decantação, ou seja, não se depositaram no fundo do decantador. Nesse processo a água fica livre das impurezas.

Estes três processos: floculação, decantação e filtração recebem o nome de clarificação, sendo assim as partículas de impurezas são removidas deixando a água límpida, mas ainda não está pronta para consumo humano. Para garantir a qualidade da água, após a clarificação é feita a desinfecção a base de cloro, processo que recebe o nome de cloração. Por essa razão, a maioria das partículas ficam retidas nos decantadores. Porém, uma parte ainda persiste em suspensão, no seio da água, sendo assim a água passa através de uma camada filtrante de carvão ativado e areia antracito, com granulométrica especificada suportada por uma camada de cascalho.

Cloração

É a fase onde ocorre a desinfecção da água que consiste na adição de cloro. Este produto é usado para destruição de germes ou microorganismos presentes na água. A cal hidratada é adicionada para a Correção de ph e para proteger as canalizações das redes e das casas contra corrosão ou incrustação.

Conforme mencionado o sistema de água potável é um conjunto de estruturas, equipamentos e instrumentos destinados a produzir água de consumo humano a fim de entregá-la aos usuários em quantidade e qualidade adequadas, sendo um serviço contínuo. Os sistemas de abastecimento de água geralmente contém os seguintes componentes: obras de captação, estação de tratamento, reservação, adução, redes de distribuição e conexões de ligações domiciliares.

Produzir água potável não é fácil, requer investimento de grandes cifras para construir estações de tratamento e comprar os insumos necessários para purificá-la. A qualidade da água tratada depende do seu uso. É de vital importância para a saúde pública que a comunidade conte com um abastecimento seguro que satisfaça as necessidades domésticas tais como o consumo, preparação de alimentos e higiene pessoal. Para alcançar este propósito devem ser cumpridas uma série de normas de qualidade (física, química e microbiológica), de tal maneira que a água esteja livre de organismos capazes de originar enfermidades e de qualquer mineral ou substância orgânica que possa prejudicar a saúde.

Laboratório

Para atender a exigencia estabelecida na portaria 518, de janeiro de 2004, o grupo Setae possui a Estação de Tratamento de Água (ETA), com laboratório equipado para a realização de análises físico-químicas e exames microbiológicos da água, em intervalos de duas horas, e trimestralmente amostras de água são enviadas a outros laboratórios especializados em análises limnológicas para averiguação do índice de materiais pesados, herbicidas, pesticidas e outros exames microbiológicos.

Potabilidade

Preparamos pra você algumas dicas sobre como manter a Água com 100% de potabilidade. Clique na imagem abaixo para baixar o arquivo:

Potabilidade da Água

Potabilidade da Água