Qualidade da Água

A Portaria 518/04 do Ministério da Saúde estabelece que a água produzida e distribuída para o consumo humano deve ser controlada. A legislação define também a quantidade mínima, a frequência em que as amostras de água devem ser coletadas e os limites permitidos.

Em atendimento às exigências estabelecidas, o Serviço de Tratamento de Água e Esgoto (Setae) vem através da conta de água e do relatório anual informar ao consumidor, sobre a qualidade de água em seu município através de sete parâmetros básicos: coliformes totais, coliformes termotolerantes, pH, cor aparente, turbidez, flúor e cloro residual. Além destes parâmetros, outros são realizados pelos laboratórios distribuídos nos grandes centros do país, sendo estes os mais complexos (Substâncias químicas inorgânicas e orgânicas, agrotóxicos e cianobactérias e demais parâmetros físico-químico), executados por laboratórios credenciados. Quando as amostras da rede de distribuição apresentam resultados fora dos padrões estabelecidos, o problema é imediatamente solucionado para que a qualidade volte ao normal. Depois de todas as providências tomadas a água passa por novos testes.

Entenda os parâmetros analisados

Cloro

O cloro é um agente bactericida adicionado durante o tratamento, com o objetivo de eliminar bactérias e outros micro-organismos que podem estar presentes na água. O produto entregue ao consumidor deve conter, de acordo com o Ministério da Saúde, uma concentração mínima de 0,2 mg/L (miligramas por litro) de cloro residual.

Turbidez

É a medição da resistência da água à passagem de luz. É provocada pela presença de partículas flutuando na água. A turbidez é um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto e o valor máximo permitido de turbidez na água distribuída é de 5,0 NTU.

Cor

A cor é um dado que indica a presença de substâncias dissolvidas na água. Assim como a turbidez, a cor é um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto. De acordo com a Portaria 518/04 do Ministério da Saúde, o valor máximo permissível de cor na água distribuída é de 15,0 U.C.

pH

O pH é uma medida que determina se a água é ácida ou alcalina. É um parâmetro que deve ser acompanhado para melhorar os processos de tratamento e preservar as tubulações contra corrosões ou entupimentos. Esse fator não traz riscos sanitários e a faixa recomendada de pH na água distribuída é de 6,0 a 9,5.

Coliformes

Grupo de bactérias que normalmente vivem no intestino de animais de sangue quente. Alguns tipos podem ser encontrados também no meio ambiente. Nos laboratórios do Setae, são realizadas análises para identificar uma possível contaminação.

Flúor

O flúor é um elemento químico adicionado à água de abastecimento, pois auxilia na proteção dos dentes contra a cárie. O teor de flúor na água é definido de acordo com o clima e a temperatura de cada região, pois isso afeta o consumo médio diário de água por pessoa, podendo variar entre 0,6 a 0,8 mg/L. A ausência temporária ou variações da substância não tornam a água imprópria para consumo.

Para informações mais detalhadas sobre a qualidade de água poderão entrar em contato com o Setae pelo telefone (66) 3438-3595 ou pelo e-mail setae@setae.com.br.